sábado, 22 de novembro de 2014

AS HERESIAS DOS AGNOSTICOS N.3



HERESIAS DOS AGNOSTICOS PERIODO PRIMITIVO N.3
                             
     A MINISTRAÇÃO DOS APOSTOLOS DEFESA DA FÉ

"A Igreja", escreveu Irineu, "ter recebido esta pregação e esta fé, embora espalhados por todo o mundo, mas, como se ocupando apenas uma casa, cuidadosamente preserva. Ela também acredita que esses pontos [da doutrina] apenas como se tivesse uma só alma e um só e mesmo coração, e ela proclama-los, e ensina-los, e entrega-los para baixo, com perfeita harmonia, como se ela possuía uma boca. "
Desde o início, os cristãos têm sido instados a segurar "a fé entregue uma vez por todas aos santos" (Jd 3). No entanto, também desde o início, algumas pessoas começaram a compreender ou interpretar mal que a fé.Após as testemunhas e apóstolos faleceu, os crentes já não podia ir para respostas para aqueles que lançou as bases da igreja. Em cada grande cidade, diferentes professores e líderes pretendeu representar o verdadeiro cristianismo, cada um afirmando que eles mantiveram a fé verdadeira, cada apelando para um corpo de escritos apostólicos.
Para apoiar suas doutrinas, alguns gnósticos estavam reivindicando uma sucessão de professores que remontam a um apóstolo. Em face de tais alegações autoritárias-som, como poderiam os cristãos sabem que o que os gnósticos ensinou estava errado e que o próprio pastor ensinou estava certo? Quem podiam confiar?
Apesar destas reivindicações rivais, mesmo o médico pagão Galeno (129-216?) Reconheceu que não havia tal coisa como "a Grande Igreja", que era claramente distinta da multiplicidade de seitas. Irineu de Lyon foi o primeiro líder cristão a escrever uma declaração confiante da fé da "Grande Igreja" e explique por que ele poderia ser confiável. Ele considerou três coisas para ser intrinsecamente ligadas: Escritura (tanto do Antigo Testamento e os escritos apostólicos), a tradição do ensinamento dos apóstolos (a Regra de Fé), e da liderança da igreja.
PASSANDO SOBRE A VERDADEIRA FÉ
Hoje temos a tendência de pensar em sucessão apostólica em termos da imposição de mãos: A igreja confere um escritório em um consagrado bispo, que pode, assim, traçar a sua autoridade de volta aos apóstolos.Católica Romana, Ortodoxa, e igrejas anglicanas cada reivindicar sua própria linha ininterrupta de líderes ordenados. A maioria dos protestantes nega a importância de uma sucessão contínua de bispos completamente.
Mas, no segundo século, a sucessão apostólica significava algo mais simples. Duas preocupações principais estavam em jogo: Qual é a verdadeira fé? E como tem sido transmitida de os apóstolos para nós?
Esta fé, de acordo com Irineu, é encontrado nas Escrituras, e resumir na Regra de Fé. A prova de que esta é a verdadeira fé é que o "Grande Igreja" poderia apontar para uma sucessão visível de professores, presbíteros e bispos que ensinaram as mesmas coisas em todo o mundo: Este é o ensinamento comum a todos os apóstolos e as igrejas fundadas por eles. Os líderes de muitas dessas igrejas tinham sido ensinados pelos próprios apóstolos ou discípulos dos apóstolos, e eles "ensinada nem sabia de nada parecido com o que estes [os hereges] elogiam."
Esta foi uma importante defesa do cristianismo ortodoxo contra os mestres gnósticos. Se os apóstolos estavam indo para confiar a verdade sobre Jesus a ninguém, Irineu argumentou, teriam confiado para as mesmas pessoas a quem foram confiadas as igrejas. Eles não teriam cobrado alguns com cuidando de seu rebanho e, em seguida, secretamente disse mistérios ocultos para os outros. Em contraste com a sucessão segredo os gnósticos ", a Grande Igreja teve uma sucessão de ensino que era universal e público e, portanto, mais confiável.
Como exemplo, Irineu apontou para as comunidades cristãs em Roma (na época havia muitas igrejas nas casas, cada uma com seus próprios líderes, não uma igreja com um único bispo), e em particular a comunidade liderada por Eleutério. Ele listou 12 líderes sucessivos, desde os apóstolos para baixo para Eleutério, para mostrar que o ensino apostólico tinha sido repassado continuamente. Ele fez notar especialmente Clement, um dos primeiros líderes, que tinham conhecido os apóstolos e gravadas seu ensino em uma carta que foi mais cedo do que qualquer um dos textos gnósticos '."Por esta sucessão", escreveu Irineu, "a tradição eclesiástica dos apóstolos ea pregação da verdade, chegaram até nós. E esta é a prova mais abundante que há uma única e mesma fé vivificante, que foi preservada na Igreja desde os apóstolos até agora, e transmitida em verdade. "
Nos séculos posteriores, algumas igrejas começaram a tentar construir listas semelhantes de sucessão para defender a sua própria autenticidade ou autoridade, mas isso não era a principal preocupação de Irineu. Ele não estava defendendo a autoridade do povo em particular; ele estava tentando defender a verdadeira fé contra a heresia, mostrando que a mensagem dos apóstolos de Jesus tinha sido fielmente preservados nas igrejas, e, portanto, poderia ser confiável. Sucessão para ele não significava principalmente entregando-se um escritório; foi a expressão pública da continuidade da verdadeira fé.
TODA A IGREJA
A igreja romana tinha desenvolvido uma importância única no mundo antigo; que tinha sido fundada por Pedro e Paulo, tinha dado generosamente aos cristãos em outros lugares, e tinha preservado a fé verdadeira. Mas Irineu ressaltou que a sucessão apostólica também podia ser visto em outras cidades como Éfeso, onde os apóstolos tinham fundado uma igreja. Seu próprio professor Policarpo de Esmirna tinha conhecido os apóstolos e morreu ", tendo sempre ensinou as coisas que ele tinha aprendido com os apóstolos, e que a Igreja proferiu, e que por si só são verdadeiras."
Essas igrejas ou líderes que poderiam mostrar a sucessão apostólica não estavam acima de qualquer crítica. Irineu não teve dúvidas sobre a escrita de bispo Victor, sucessor Eleutherius 'em Roma, e dizendo que ele errou ao não respeitar as práticas de Páscoa da Ásia Menor cristãos. Sucessão de liderança não era uma garantia de verdade, mas um poderoso testemunho da verdade que é a herança comum de todos os que fazem parte da grande Igreja, todos os que seguem a doutrina dos apóstolos, onde quer que estejam.
O sucesso da Grande Igreja e do enfraquecimento do gnósticos e outras seitas-não dependem, como alguns livros populares recentes alegaram, em cima do poder patriarcal de bispos autoritários. Neste momento, os bispos e outros professores cristãos não tinha poder mundano, nenhuma propriedade, e sem capacidade de invocar as autoridades políticas para obter ajuda. Seu poder estava em poder oferecer os cristãos uma imagem coerente e persuasiva da verdade transmitida desde o início.
Este mundo não é a minha casa. Tal como está, que a declaração reflete os pontos de vista de um grande número de cristãos ortodoxos, mas um gnóstico iria levá-la muito mais longe. De uma perspectiva gnóstica, o mundo material não é apenas caído, mas uma criação totalmente danificado, além da redenção. Deus, ou pelo menos, o bom, verdadeiro Deus, certamente não funciona na história. Escape é disponível apenas para a pequena minoria que sabe, que reconhecem a necessidade de libertação, que se encontra dentro. Sabedoria, Sophia, é para o espiritual, a elite, e que os distingue do rebanho crédulo dos seres humanos atoladas no material, as vítimas do engano cósmico. Eles permanecerão no sono, enquanto o verdadeiro gnóstico é despertada.
Gnosticismo nunca foi embora, por mais que alguns estudiosos modernos lamentar a supressão dos seus evangelhos escondidos no fim do Império Romano. Os principais temas sobreviveu, por exemplo, na tradição judaica da Cabala, que explica como o mundo foi criado por meio da fractura dos vasos em que a bondade divina foi derramado. Além de buscar sua própria ascensão mística com Deus, os crentes também se comprometem a alcançar olam Tikkun, a restauração do mundo quebrado.
Dentro da cristandade também, o fato de que estados cristãos oficialmente suprimida heresia apenas dirigimos essas idéias para além das fronteiras, em regiões como a Mesopotâmia e Armênia. Gnóstico e idéias dualistas prosperou através de grandes partes da Ásia em movimentos como os seguidores de Paulo e os maniqueístas, que ensinavam os filhos da luz como libertar-se do deus do mal deste mundo.
Ocasionalmente, essas idéias foram reintroduzidas no Europa, a mais famosa no cátaros ou movimento Albigensian, que foi suprimida por uma cruzada quase genocida no século 13-France. Os cátaros seguiu as idéias gnósticas antigos fielmente, oferecendo salvação plena para o "perfeito" que absolutamente renunciou ao mundo. Estes movimentos novas-velhas baseou principalmente nos evangelhos cristãos, interpretando as parábolas em sua própria maneira distinta. Como os primeiros gnósticos, porém, eles também escreveu suas próprias escrituras, tais como o Livro de João, o Evangelista. ("Então, se o inventor do Mal conceber em sua mente para fazer o Paraíso, e ele fez o homem ea mulher para ele.")
Viver em uma sociedade cristã governado, mais tarde gnósticos definiam-se contra a igreja e suas doutrinas, o que proporcionou uma folha para o verdadeiramente espiritual. Os cátaros rejeitou a Igreja Católica Romana como, literalmente, a sinagoga de Satanás. Católicos seguiu a Deus iludido que tinha criado a abominação do mundo em que vivemos e cujas maldades sangrenta são narradas no Velho Testamento. Crentes católicos comuns eram as ovelhas, no sentido de ser dócil, ignorante e sem compreender.
OLD NOBODADDY E LIB FEMININA
Como a Europa mudou-se para a frente no mundo intimidante de urbanização e industrialização, a identificação entre a igreja, o Deus de idade, e para a sociedade o mal tornou-se cada vez mais óbvio para os filhos espirituais de Luz. O poeta romântico Inglês William Blake viu um mundo escravizados por um falso Deus, Old Nobodaddy, o pai de ciúme, que era uma projeção ilusória de próprias concupiscências e ignorância da sociedade. Blake apresentou uma mitologia gnóstica full-blown, em que o espírito do gigante Albion tornou-se perdido e dividido. O mundo é dominado pela força intelectual racional de Urizen, que é desafiado pela imaginação revolucionária na forma de Los. Só Los lembra a divindade que Albion perdeu, e só ele pode despertá-lo. No século 19, o poeta e crítico francês Charles Baudelaire levou a lógica da revolta à sua conclusão natural. Se uma igreja aliada a uma sociedade terrível e injusto pregou a respeito de Deus, então o único curso decente foi a elogiar o libertador rebelde caluniado, Satanás.
A partir do final do século 19, os textos gnósticos originais tornaram-se disponíveis mais uma vez. A partir de 1896, qualquer pessoa alfabetizada pode ler a tradução do terceiro século Pistis Sophia, que ofereceu uma visão completa da mitologia gnóstica. Tudo o mais impressionante em uma época de empoderamento das mulheres, essa escritura representa um intercâmbio alargado entre Jesus e um número de discípulas, incluindo Mary. O trabalho teve um impacto no seu dia tão poderoso quanto os textos de Nag Hammadi e do Evangelho de Tomé teria nas décadas seguintes.Nunca acredite em qualquer escritor que afirma que o mundo ignorava essas idéias radicais até os anos 1970!
Pistis Sophia e outros textos tinham um apelo enorme numa altura em que os progressistas e feministas que buscam a construção de um novo cristianismo livre dos grilhões da igreja hierárquica. A melhor maneira de fazer isso era a alegação de que, longe de construir algo novo, eles estavam restaurando as verdades perdidas dos primeiros seguidores de Jesus, doutrinas suprimidos por uma burocracia eclesiástica sinistro. Escrevendo em 1909, Frances Swiney alegou que os antigos gnósticos tinha sido educado mulheres ", pioneiros do movimento de libertação do seu sexo, filhas dialéticas questionando a verdade e autoridade de pareceres recebidos, mulheres intelectuais sérios. ... Os gnósticos manteve fiel à fé primitiva original no Feminilidade do Espírito Santo. A verdade universalmente suprimida no século IV dC pelo sacerdócio masculino da Igreja Cristã. "
O (DORMIR) CRIANÇA DENTRO
Muitas das razões que deram gnosticismo tal cachet no primeiro trimestre do século 20 ainda soa familiar hoje. Gnosticismo oferecido um cristianismo libertou a partir de elementos que muitos pensadores encontrados preocupante, especialmente o Antigo Testamento, que estava sendo submetido a tal crítica histórica devastador. Também não eram crentes que se espera aceitarem evangelhos do Novo Testamento que os críticos mais elevados argumentou eram ficções mais tarde, inspirados teologicamente. Através de uma lente gnóstico, o Cristianismo foi transformada a partir de uma religião enraizada na história de uma forma de iluminação psicológico interior.
Uma vez que o cristianismo era entendida como verdade interior, os observadores educadas já não tinha que aceitar as reivindicações únicas de que a religião, mas podia ver as muitas semelhanças existentes com outras religiões do mundo. Budismo em particular também ensinou a iluminação e acordar do sono da ilusão. Reconstruções do "real" cristianismo primitivo atingiu um público de massa através de enorme novelas como de George Moore The Brook Kerith (1916), em que um Jesus que sobrevive a crucificação termina a sua vida por aderir a um grupo de monges budistas missionárias best-seller.
Do século XX gnosticismo assumiu muitas formas, tanto dentro como fora das igrejas. Abertamente idéias gnósticas inspirou muitos grupos esotéricos e novos movimentos religiosos, especialmente os derivados do movimento Teosófica. Para dar um exemplo de uma religião esotérica moderna, Scientology oferece uma mitologia gnóstica descaradamente de sono, esquecimento, e no despertar. Os crentes são ensinados para voltar ao imensamente poderoso estado espiritual que eles tinham agora, mas perdeu quando esse ser original foi preso nos enganos de MEST (matéria, energia, espaço, tempo). Não menos explicitamente gnóstico são as obras mais recentes do que nos últimos dias profeta Philip K. Dick, em livros como VALIS (1981).
Psicologia também foi um importante veículo para o pensamento gnóstico.Carl-Gustav Jung, tanto um místico como terapeuta, chamou extensivamente sobre pensadores gnósticos antigos e mitologia em obras como Sete Sermões aos Mortos (1916). Suposições gnósticos fundamentais subjacentes a muitas formas de terapia contemporânea, que levam os pacientes a reconhecer a queda através do qual eles tornaram-se presos no mundo da ilusão e da dependência. Os pacientes devem, acima de tudo recuperar suas memórias, através do qual eles podem superar os estados de sono, amnésia, e ilusão, que mancham suas vidas. Quanto aos antigos gnósticos, almas atormentadas são perdidos em um mundo material estrangeiro, tentando encontrar seu caminho de casa, para lembrar a sua verdadeira identidade. A idéia gnóstica de salvação tornou-se a integração ou a individuação do psicólogo.
Esses paralelos tornou-se particularmente evidente com o movimento de recuperação do abuso de criança dos anos 1980 e 1990. O tratamento de sobreviventes de incesto implícita temas arcaicos como a perda da inocência primal através pecados sexuais infligidos sobre o paciente, ea recuperação de um estado como criança untarnished: A memória é a porta através da qual nós retornamos ao Éden.
UM CRISTIANISMO MAIS AUTÊNTICO?
Mas o gnosticismo também voltou de uma forma explicitamente religioso, com a redescoberta acadêmica dos antigos próprios movimentos religiosos.O nome mais conhecido é Elaine Pagels, cujo pivô livro de 1979 Os Evangelhos Gnósticos ofereceu uma síntese religiosa muito semelhante ao oferecido nos dias de Frances Swiney. Pagels apresentou igualmente um cristianismo ideal que foi dehistoricized, psicológico, bem-friendly mulher, e tinha muitos pontos de semelhança com o budismo. Para Pagels, além disso, como para os escritores posteriores como Karen King, essas idéias não eram apenas um pacote alternativo franja rotulado de "gnosticismo", mas o núcleo autêntico do antigo movimento de Jesus. Os antigos evangelhos gnósticos recebeu um novo anúncio publicitário em 2003, quando Código Da Vinci de Dan Brown novamente argumentou que tais movimentos estavam no centro, e não as margens, do cristianismo. A heroína de Brown, que prova ser um descendente de Jesus, ainda leva o nome de inspiração gnóstica de Sophie.
Tais idéias são inebriantes para os milhões de pessoas que cresceram em uma cultura cristã, que amam a figura de Jesus, mas que acham que deve haver algo mais para a história do que é oferecido na Bíblia ou as igrejas.Gnosticismo, como reembalado seletivamente pelos seus defensores modernos, enche amplamente essa necessidade e é sustentada por "autênticos" escrituras antigas. Gnosticismo, sentem-se, representa a fé primitiva de uma forma que nunca poderia ser apreciado pelo rebanho vulgar de crentes comuns, que permanecem dormindo. Certamente Deus nunca se dignou a fazer a sua verdade ao dispor de forma igualmente disponíveis para todos, por mais humilde, e de todas as nações?  Os apologética do passado não é mais adequada.Questões atuais envolvem não só como a Bíblia passou a ser, mas mesmo se não era originalmente uma coisa como ortodoxia. É uma questão crucial.Os cristãos precisam de saber muito mais sobre o segundo século. Raízes importa, especialmente na fundação de um movimento.
Uma questão frequentemente levantada é como poderia haver "ortodoxia", quando não havia a funcionar Novo Testamento até em algum momento entre o final do segundo e do quarto século. Isso não significa que o cristianismo poderia e fui em todas as direções até o cânone doutrina pregada ao chão? A alegação é que a nossa história é distorcida porque vencedores escrever a história. A minha resposta é que, neste caso, os vencedores mereceu ganhar, porque a sua fé tinha um enraizamento teológico que os gnósticos "não o fez.
Ao traçar discussão teológica do século II, sabemos que a utilização conectado de livros do Novo Testamento ainda não estava acontecendo.Embora os livros individuais estavam circulando, o funcionamento só bíblica "cânone" era o Antigo Testamento. Então, como foi ensinado a ortodoxia? Será que ainda existe?
A resposta simples é que a "regra de fé" estava presente. Mas como era a regra da fé transmitida de geração em geração? Houve um mecanismo que permitiu que os membros da igreja para saber o que era a ortodoxia? A resposta é sim. Ela pode ser detectada dentro das nossas mais antigas fontes históricas para o cristianismo, mostrando que as raízes do conteúdo da nossa fé voltar para os primeiros dias da fé.
Três palavras resumem esse mecanismo: escolaridade, cantar e sacramentos.
Educando resumos doutrinários envolvidos. Muito parecido com memória versos hoje, eles apresentaram o núcleo da fé, e não com o detalhe dos credos que surgiram após o Concílio de Nicéia, mas com conteúdo suficiente para delinear as idéias mais centrais sobre Deus, Jesus, e perdão pela morte de Jesus . 1 Coríntios 8: 4-6, Romanos 1: 2-4 e 1 Coríntios 15: 3-8 revelar esta escolaridade igreja primitiva. Cantando hinos envolvidos.Filipenses 2: 5-11 e Colossenses 1: 15-20 mostrar o quanto a teologia foi contido em que a mais antiga igreja cantou. Sacramentos envolveu o ensino apresentado no batismo e comunhão. Aqui pode-se pensar as palavras ditas ao longo da mesa do Senhor ("Na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão ... Isto é para você") ou a imagem do batismo resumidos em Romanos 6: 2-4, que proclama que Cristo tem colocar a antiga vida para a morte e deu uma nova vida.
Aqui é a ortodoxia, enraizada nos actos de culto, que teve lugar a cada semana antes do cânon do Novo Testamento apareceu. A igreja poderia conhecer suas raízes, porque o ensino apostólico mostrou-se em adoração.Como resultado, a ortodoxia foi passada e ensinamento gnóstico foi exposto como falta as raízes que importavam.
O QUE DEVEMOS FAZER do crédito no popular romance de Dan Brown O Código Da Vinci que Constantino criou o cânon do Novo Testamento e suprimiu 80 "evangelhos" em favor dos quatro já estabelecida?
É verdade que muitas obras sobre (evangelhos agora rotulados) Jesus circulou tanto no primeiro século e, mais tarde. Mas a afirmação de Brown é a história quase não grave; a grande maioria dos cristãos estava lendo precisamente nossos quatro Evangelhos como Escritura desde o século II, pelo menos, como os escritos de Irineu deixar claro. As autoridades da Igreja não esperou até Constantine para peixe fora pretendentes do evangelho.
Na verdade, a decisão de canonizar certos evangelhos descansou muito mais sobre os ensinamentos confiáveis ​​proferidas pelos apóstolos para bispos que em qualquer fiat imperial. Irineu, o primeiro bispo a identificar os livros do Novo Testamento, foi um discípulo de Policarpo, que por sua vez foi discípulo de Inácio, discípulo do apóstolo João. Irineu estreitou o cânone não de acordo com seus próprios caprichos ou interpretações, mas através da "regra de fé" (a confissão vagamente formulado de fé no Pai, Filho e Espírito Santo e da obra salvadora de Jesus), transmitida pela igreja apostólica .
Além disso, Mateus, Marcos, Lucas e João diferem em espécie a partir dos trabalhos do século III de segunda e chamados "evangelhos", que refletem pouca ou nenhuma tradição apostólica e nem sequer se encaixam no mesmo gênero como os evangelhos canônicos. Os quatro Evangelhos do primeiro século que possuímos são, como a igreja muito compreenderam e bolsa de estudos recente confirmou, antigo bioi , ou "vidas" de Jesus. (Abios focada nos acontecimentos mais relevantes da vida de uma pessoa, normalmente deixando lacunas na cronologia). Estes Evangelhos incluem muitos elementos da cultura judaica de Jesus, figuras aramaico do discurso, e assim por diante; isso é bem diferente histórias posteriores escritos sobre Jesus.
contraste, segundo século e evangelhos posteriores tendem a cair em duas categorias: "provérbios-evangelhos" (especialmente favorecidas por gnósticos) e romances religiosos (o que costumamos chamar os evangelhos apócrifos). Gnósticos pertencia a uma corrente de pensamento que minimizou o corpo (daí a encarnação de Jesus, a vida terrena, e ressurreição corporal). Seus gostos correu mais de ensinamentos secretos para uma elite, o que encontramos na maioria dos evangelhos gnósticos.Irineu distingue os evangelhos canônicos de os gnósticos com a observação de que os quatro Evangelhos se concentrar sobre a morte e ressurreição de Jesus, e que os escritores enraizar suas reivindicações sobre Jesus em referências a Escrituras Hebraicas. Gnósticos não estavam dispostos a fazer isso.
A maioria dos outros evangelhos antigos são essencialmente romances que procuram embelezar as contas originais. Notavelmente, o Jesus de muitos "evangelhos" não tem o caráter de Jesus em nossos Evangelhos do primeiro século.
Assim, por exemplo, na infância Story of Thomas (não o mesmo que o anterior Evangelho de Tomé) , Jesus parece morto um menino que lhe bateu. Quando os pais do menino falecido reclamar com Joseph, Jesus os atinge cego. Quando um outro observador reclama porque Jesus fez pardais de barro no sábado, Jesus bate palmas e os pássaros voam.
A maioria dos evangelhos romanescos eram bastante "ortodoxo" e simplesmente apelou às imaginações populares de muitos cristãos ansiosos para preencher lacunas do que se sabia sobre a vida terrena de Jesus. No entanto, um trabalho pode ser edificante e amplamente recomendada sem cumprir os critérios da igreja para canonicidade. Evangelhos do cónego tinha que decorrem aqueles que conheciam Jesus diretamente, ou a partir dos colaboradores mais próximos de quem fez-para garantir a autenticidade.


Em suma, os "evangelhos perdidos" simplesmente não cumprir as normas de de Irineu foi necessária nenhuma directiva imperial do século 4º para suprimir essas obras "regra de fé."; a igreja há muito tempo tinha repudiado eles como Escritura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário