sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

HISTORIA DA BIBLIA É NOSSA HISTORIA

   A HISTÓRIA DA BÍBLIA É A NOSSA HISTÓRIA

Era o ano de 240. Na igreja em Jerusalém, o leitor se levantou para ler a aula de domingo a partir da Septuaginta, a tradução da igreja primitiva grega do Antigo Testamento. A partir de onde ele tinha parado na semana anterior, ele leu através de quatro episódios da história de Saul e Davi (1 Samuel nossa 25-28, embora eles não tinham nem números de capítulos nem versos). A história terminou com a visita de Saul para um necromante, uma mulher inspirada por um demônio. 

COMO ISSO PODE SER EXPLICADO?

O final da leitura intrigado a congregação. Será que um necromante realmente reunir Samuel do inferno, e se assim for, o que no mundo foi o profeta está fazendo lá? Qual seria o seu distinto pregador convidado,Orígenes , dizer? 
Como um escriba treinado em estenografia tomou notas, Orígenes levou o passo a passo congregação através de um argumento cuidadosamente construída variando ao longo de toda a Bíblia. Ele argumentou que, ao contrário de outros "passagens difíceis" (como a história de incesto de Ló com suas filhas), este toca a todos nós. Ele põe em causa a nossa esperança após a morte. Samuel estava no inferno? Mas Samuel foi um grande santo, duas vezes mencionada no mesmo fôlego com Moisés (Salmo 98: 6 e Jeremias 15: 1). Se Samuel foi para o inferno, que esperança que nós temos? 
Intérpretes judeus e cristãos anteriores haviam dito que o necromante deve ter trazido um demônio personificando Samuel. Mas Orígenes discordou. 
Primeiro, disse ele, o Espírito Santo tinha consistentemente inspirou o autor bíblico afirmar que Samuel apareceu. Em segundo lugar, Samuel disse a Saul algo que nenhum demônio poderia ter. Nenhum demônio poderia saber sobre o reinado de David, um evento no plano salvífico de Deus que se tornou realidade em Jesus. O próprio Samuel deve ter aparecido para Saul.Mas como é que isso se encaixa na mensagem bíblica maior? 
Bem, Orígenes argumentou, o que as pessoas parecem achar mais difícil de acreditar sobre Jesus não é a sua glória, mas a sua humildade. João Batista testificou para a glória de Jesus, pois ele estava no ventre de sua mãe; mas quando ele ouviu na prisão sobre a humildade de Jesus, enviou mensageiros pedindo a Jesus se ele era o único que estava por vir. Pedro reconheceu que Jesus era o Messias, mas ele se opôs à cruz. 
Em sua humildade, Jesus morreu e desceu ao inferno. Então, por que um profeta não estar no inferno? Qualquer pessoa que precisava de Jesus necessários os profetas também. Além disso, desde Adão e Eva foram expulsos do paraíso, todos os patriarcas e profetas estavam no inferno, aguardando a morte e ressurreição de Jesus. 
Orígenes concluiu que esta história não foi obstáculo para a fé. Na verdade, agora que Jesus veio, podemos, ao contrário de Samuel, a esperança de evitar o inferno e estar no paraíso. 

ALIMENTANDO-SE DA PALAVRA

O que isso nos diz sobre sermão Orígenes como professor e intérprete bíblico-um dos maiores Alexandria produzido? Primeiro ele mostra sua honestidade intelectual e reverência para com a Bíblia. Não podemos arbitrariamente interpretar uma passagem difícil de dizer o que escolhemos, mas deve ter o tempo para olhar para ele em termos de mensagem da Bíblia como um todo. 
O sermão também revela Orígenes como um professor que procurou atender seus ouvintes onde eles estavam e levá-los mais profundo. Ele não apenas dizer -lhes como ele interpretou a passagem; ele mostrou -lhes como. 
Orígenes acreditava que trazer as pessoas para uma compreensão mais profunda da Bíblia era compartilhar Jesus com eles, porque a Bíblia é uma encarnação do Verbo. Quando Jesus ordenou aos seus discípulos para alimentar 5.000 pessoas com fome, ele estava encomendando seus seguidores a compartilhá-lo com outras pessoas através do ensino. 
Alexandria, onde Orígenes nasceu por volta de 185, era um lugar excepcionalmente favoráveis ​​para a formação de um grande mestre. Depois de conquistar o Egito, Alexandre, o Grande, fundou a cidade em 331 aC, onde o Nilo corria para o Mediterrâneo.
Sucessores de Alexandre, os Ptolomeus, governou o Egito de Alexandria, a construção de um porto e farol. Na época de Orígenes, que era a capital da província mais rica de Roma. Comércio e idéias fluíram e para trás entre Alexandria e do interior da África através do Nilo; Saudita e Índia através do Mar Vermelho nas proximidades; e na Europa e no Oriente Médio, através do Mediterrâneo. 

QUANDO A AÇÃO FOI

Alexandria foi também o mais importante centro intelectual do mundo antigo. Os Ptolomeus fundada grande biblioteca de Alexandria e incentivou os estudiosos que desenvolveram técnicas de crítica literária que ainda usamos. Quando Orígenes identificou a voz narrativa de 1 Samuel como a pessoa do Espírito Santo, e quando ele mostrou que as palavras atribuídas a Samuel eram adequados apenas para um profeta, ele estava empregando essas técnicas. 
Filosofia, ciência e matemática floresceu em Alexandria. Alexandrinos construiu a primeira máquina a vapor, com precisão calculou a circunferência da Terra, e descobriu a "precessão dos equinócios" (o lento processo pelo qual constelações aparecem, durante um longo tempo, a mudança no céu). 
Judeus se estabeleceram em Alexandria em grandes números. Eles traduziu a Bíblia do hebraico para o grego, criando a Septuaginta; e eles usaram ferramentas literárias alexandrinos a estudar a Bíblia e conectá-lo com o pensamento grego. Philo, um judeu do primeiro século de Alexandria, escreveu tratados em grego elegante demonstrando a compatibilidade da Torá e da filosofia platônica. 

"NO SABE?"

Orígenes aprendeu sobre Platão de outro professor Alexandrino, o filósofo pagão Amônio Sacas. Mas ele não só estudar com os pagãos; ele menciona um professor judeu que lhe ensinou sobre a Seraphim em Isaías 6 e pode também tê-lo instruído na língua hebraica e na interpretação mística judaica de visão carro de Ezequiel. 
E Orígenes também se refere a um professor cristão cujas doutrinas ele rejeitou. Aquele homem, Paul, outro desconhecido, provavelmente seguido professores do segundo século, como Basilides, Valentino, e Marcião-os dois primeiros de Alexandria. Eles ensinavam que o Deus do Antigo Testamento, que criou o mundo e deu a Torá para Moisés, que era diferente de e inferior ao Deus e Pai de Jesus Cristo. 
Eles argumentaram que o Deus do Antigo Testamento foi arbitrária e sanguinário e não chegar perto do padrão de bondade definido pelo Pai misericordioso de Jesus. Eles também desenvolveu sistemas elaborados de doutrina para explicar a mensagem cristã nesses termos, muitas vezes alegando estes eram ensinamentos secretos de Jesus. Aqueles que conheciam seus ensinamentos eram "saber" (ver "Salvos da pilha de compostagem", 14 p. , e CH questão 96, a fome de conhecimento em segredo ). 

A REGRA DE FÉ

Clemente de Alexandria (ca. 150-ca 215.), o professor Christian preeminente em Alexandria na juventude de Orígenes, acredita "regra de fé" da Igreja excluídos desse ensino. A regra, que se desenvolveu mais tarde em credos, como o Credo dos Apóstolos, foi a lista, muitas vezes em forma de narrativa, de "fatos aceitos cristãos" contra o qual todos os ensinamentos estavam a ser medido.
Tertuliano , Clemente de contemporâneo em Cartago e um professor formativa para a igreja de língua latina, também compartilhou que a crença (ver "Veja como esses cristãos amam uns aos outros", pp. 29-33). Clement e Tertuliano viu na Bíblia um plano de desdobramento da salvação em que o mesmo Deus trabalhou desde o início até o fim. 
Clement achei importante que Jesus era, em grego, encarnado de DeusLogos palavra -a significa não tanto "palavra" mas "razão". Outra palavra para isso é "sabedoria." Deus criou a ordem física e moral através do Logos.Através dos profetas, Logos de Deus tinha preparado o povo hebreu para a vinda de Jesus. Nesse mesmo Logos, falando através de 
filósofos gregos ("sabedoria-amantes"), também preparou os gregos. 
O trabalho principal de Clement foi Stromateis (um título intraduzível). Lá, ele confirmou a Regra de Fé contra os professores, como Valentino e textos gregos e bíblicos considerados como complementares. 

CLEMENTE VS. ORIGEN

Clement estabelecido dois princípios básicos para a interpretação bíblica: o resultado tinha que ser coerente com a regra da Igreja da Fé, e que tinha que ser digno de Deus. Pessoas como Valentino opôs-se o Deus do Antigo Testamento, Clement pensei, porque não entendia o Antigo Testamento corretamente. 
Stromateis era fascinante, mas bafflingly obscuro-by design. Clement anunciou que estava deliberadamente escondendo dentro dela seus ensinamentos mais avançados para aqueles que estavam prontos para eles e não teria paciência para entendê-los. 
Não havia quase nada no ensino de Clemente que Orígenes não desenvolver, mas Orígenes nunca mencionou Clement. Isso pode ser por causa de uma discordância grave que tinham sobre a questão do martírio. Clement valorizou a vida disciplinada de santidade como o caminho normal para Deus. Em contrapartida, Orígenes teve uma admiração visceral para mártires. 
Podemos ver por que. No início do terceiro século, quando Orígenes era adolescente, imperador romano Septímio Severo tentou parar a propagação do cristianismo, colocando aos convertidos de morte e aqueles que lhes ensinou. 
Uma das vítimas foi Perpetua (ver "Os Jogos da Fome e da festa de amor", pp. 6-8). Outro era o pai de Orígenes. Os romanos confiscou seus bens, deixando Orígenes, o filho mais velho, para cuidar de sua família. 
Felizmente eles não poderiam tirar a educação esplêndida que permitiu Origen para ganhar a vida como professor de literatura grega. Logo admiradores ricos habilitado Origen para passar sua vida a estudar a Bíblia.Ele convenceu um deles, Ambrosius, a abandonar os ensinamentos de Valentinius e seus amigos. 

MINISTRADO POR SEUS ALUNOS

Enquanto isso, a coragem dos mártires estimulou conversões. Mas, talvez por Clement havia deixado a cidade de Cesaréia, nenhum professor estava disponível para preparar convertidos para o batismo. Os convertidos procurado vez o jovem Orígenes. 
Romanos autoridades prenderam alguns de seus alunos e colocá-los à morte. Correndo o risco de sua própria vida, Orígenes ensinou-lhes, com a participação de seu julgamento. Ele surgiu com a convicção de que ele tinha o dom de ensinar mencionado por Paulo em 1 Coríntios 12. Essa convicção iria moldar sua vida. 
Ambrosius, reconhecendo o dom de Orígenes, o encorajou a escrever livros e forneceu-lhe taquígrafos e copistas para que ele pudesse compor por ditado. Graças a ele, temos trabalhos da sobrevivência de Orígenes. 
Orígenes logo começou uma enorme Comentário sobre o Gênesis e umcomentário sobre John que ele iria trabalhar em toda a sua vida. Tudo o que temos hoje do comentário Genesis é um fragmento sobre Gênesis 1:14, em que as estrelas são criadas como "sinais". No fragmento Orígenes refutou astrologia. As estrelas podem ser sinais, disse ele, mas nós nunca lê-los com precisão, devido à precessão dos equinócios. 
Orígenes também abordou questões de interpretação bíblica nos princípios,onde ele procurou mostrar como Christian doutrina faz sentido sistemática.O pensamento de Orígenes sobre a Trindade e da pessoa de Cristo forneceu a base para as definições dessas doutrinas por concílios ecumênicos nos séculos IV e V. No que diz respeito a Trindade estava em causa, o seu conceito de "geração eterna" permitiu Atanásio (cerca de 297-373), bispo de Alexandria, para defender o Credo Niceno contra a oposição feroz (ver "Alguns outros que você deve saber", pp. 36 -37). 

MARY TEVE UM BEBÊ

Teólogo e bispo Cirilo de Alexandria (cerca de 376-444), também contou com o pensamento de Orígenes de defender a completa união das naturezas humana e divina de Cristo. Essas naturezas realizou em propriedades de cada um, fazendo a Virgem Maria, Mãe de Deus. Cristo não apenas mostrar sua humildade espantosa, morrendo e descendo ao inferno, Orígenes nos recorda; ele também o fez, tornando-se um bebê humano.
On First Principles confirmou dois princípios essenciais: a liberdade humana (a base necessária da responsabilidade humana) e da bondade de Deus. Orígenes acreditava que o castigo de Deus é sempre para o nosso bem e nunca simplesmente retributiva. Assim, como Clement antes dele, Orígenes negou a eternidade do inferno. Sua visão da vida após a morte, na ausência de sua crença na salvação universal, seria muito mais tarde influenciar a doutrina do purgatório.
A questão da bondade de Deus levou Valentino e Marcião para negar que o Deus do Antigo Testamento era o Deus do Novo. Orígenes argumentou que, em vez de dizer estas são deuses diferentes, devemos interpretar as passagens problemáticas simbolicamente. 
Após a morte de Septímio, a perseguição cessou e reputação de Orígenes como um diferencial de professores entre os cristãos e pagãos, mesmo tão longe quanto a corte imperial. Eventualmente Orígenes entrou em conflito com Demetrius, o bispo de Alexandria no seu dia. 
Durante o curso do século II, os cristãos, preocupado com ensinamentos contrários à regra de fé, tinha gradualmente adotado uma estrutura organizacional em que um único homem, o bispo, determinou o ensino e governo da Igreja em cada cidade. Demetrius é o primeiro bispo que conhecemos em Alexandria. 
Os alicerces que ele daria a seus sucessores, incluindo Atanásio e Cirilo, enorme influência. Demetrius pode ter opôs a algumas das idéias de Orígenes, em particular a sua rejeição do castigo eterno. Ele também pode ter tido pouco uso para um professor mundialmente famoso que atribuiu sua própria autoridade a um dom do Espírito Santo. 
De qualquer forma, em torno de 231, Orígenes deixou Alexandria e estabeleceu-se em Cesaréia, a capital da Palestina romana. A maioria das obras remanescentes de Orígenes, todos mostrando uma atenção especial para a interpretação bíblica, foram escritos em Cesaréia. Lá, ele compôsContra Celso , no qual ele respondeu de forma aprendeu a acusações pagãs ao cristianismo. Ele também completou uma edição massiva do Antigo Testamento comparando a palavra texto hebraico para a palavra com a Septuaginta e outras traduções gregas. 

O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA

Tomado isoladamente interpretações simbólicas de Orígenes pode parecer arbitrário, mas eles têm consistência notável. A história da Bíblia é também a história de cada um de nós. Encontramo-nos cativos de Nabucodonosor, que é Satanás, em um lugar onde não pertencemos. Podemos voltar a Sião, através de Jesus, que se o Caminho é. 
Em 251, após 40 anos de paz, o imperador Décio instituiu a perseguição mais sistemática cristãos tinham ainda enfrentou. Orígenes foi preso. Ao invés de executá-lo, seus captores tentaram fazê-lo negar sua fé sob tortura.Sua reputação posterior provavelmente teria sido melhor se ele tivesse sido executado. Ele morreu logo, mas não foi considerado um mártir. 
A controvérsia que levou Orígenes de Alexandria segue sua memória até hoje. Por causa disso, a maior parte de seus trabalhos foram perdidos ou sobrevivem apenas em traduções latinas. Seu trabalho é muito influente, porém, para Orígenes simplesmente para ser rejeitado. Jerônimo, que se voltou contra ele depois de tentar imitá-lo, creditado a ele como "o mestre da igreja depois dos Apóstolos".

Ele ensinou os cristãos a ler atentamente a Bíblia, palavra por palavra, e como lê-lo como um todo. Ele lançou as bases para o legado doutrinário da igreja primitiva. Ele também mostrou como era possível ser um seguidor devoto de Jesus e um estudioso incansável, seguindo a luz que ilumina todo o homem, tanto quanto ele leva.
fonte www.christianhistoryinstitute.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário