sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SATURAÇÃO DAS ESCRITURAS

                        

                            ESCRITURA SATURAÇÃO


A MONGE pouco conhecido viver no deserto do Egito, no final do século IV, desde uma das chaves interpretativas mais duráveis ​​na história do estudo da Bíblia. O monge, chamado Nesteros, propôs que todos da Sagrada Escritura deve ser entendida em quatro maneiras ou "sentidos".
Ele explicou este paradigma, examinando os vários significados de "Jerusalém" na Bíblia.
Jerusalém, em seu sentido literal e histórica, disse Nesteros, é simplesmente uma cidade na Terra Santa. Esse é o primeiro sentido da Bíblia, o seu significado literal e histórica.
Além disso, no entanto, a cidade é também um símbolo ( erros ) da Igreja, povo redimido e santificado de Deus. Essa é a sua segunda ou alegórica sentido (Gal. 4: 24- allegoroumena ).
Em seguida, Jerusalém é uma imagem da alma cristã resgatadas, mas lutando; esta é a sua terceira ou moral sentido.
Por fim, Jerusalém é que cidade celestial em alta (Gl 4:26; Ap 21: 2.), A expectativa final das nossas esperanças, e esta é a sua quarta ou anagogical sentido.
Nesteros de "quatro sentidos" tornou-se o fundamento de toda a leitura monástica da Bíblia. Ele mostra-se absolutamente em toda parte na teologia medieval. Na obra-prima de Dante do século XIV, A Divina Comédia , encontramos o mesmo esquema em uso.

O LIVRO QUE NOS LÊ

A história do monaquismo deve mais a um destes quatro sentidos: a moral.Quando pais da igreja e intérpretes medievais falou da Bíblia "senso moral", que expressa a convicção de que a palavra infalível de Deus, precisamente porque ela é cumprida em Cristo, o Senhor, é pretendido pelo Espírito Santo para abordar as vidas morais práticas daqueles que estão ". em Cristo" É especialmente o crente cristão, eles argumentaram, quem pode mais verdadeiramente dizer a seu Pai celestial, "A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Sl 119:. 105), pois o Christian foi dada, na pessoa e obra de Cristo, a verdadeira chave de leitura da Bíblia.
Assim, se no púlpito ou em outras formas de ensino pastoral, os professores da Bíblia continuou por mais de um milênio para apresentar a Bíblia, corretamente entendida à luz de Cristo, como a fonte de pronto e confiável de orientação moral para aqueles que lutam para viver vidas piedosas. Na verdade, eles descobriram este princípio interpretativo explícito na própria Bíblia, como quando o apóstolo Paulo ensinou que " o que quer que  as coisas foram escritas antes foram escritas para  nossa aprendizagem "(Rom. 15: 4).
Certamente, esta abordagem das Escrituras foi sempre entendido como sendo válido para todos os cristãos. Mas não é de surpreender, encontramos uma maior concentração de interesse sobre este assunto nos escritos de monges, freiras e outros ascetas. Estes foram os cristãos que se sentiram chamados a uma vida mais intensa de oração e esforço virtuoso, e suas regras monásticas antigos mostrar quão completamente bíblica que busca era para eles.
O exemplo mais proeminente é a Regra de São Bento de Núrsia (d. 547), que se tornou o código monástico dominante de toda a metade ocidental da cristandade. Na regra de Bento todo dia de vigília do monge, cerca de 17 horas, foi dividido entre três atividades: trabalho manual, a leitura orante da Sagrada Escritura ( lectio divina ), e oração coral, especialmente a oração dos Salmos. Mesmo quando o monge comeu suas refeições escassas a cada dia, ele ouviu um de seus irmãos leitura Sagrada Escritura.
Os monges e freiras prosseguiram a sua metas de pureza de coração e o dom de constante oração pela ingestão maciças doses diárias das Escrituras. Deram-se totalmente a Deus, não só negando a si mesmos e servir os outros, mas, permitindo-se a tornar-se saturado e absorvido pelo poder da Palavra de Deus. Monks levou a sério esse princípio de Jerônimo de Belém (347-419), que disse: "Para ser ignorante das Escrituras é ser ignorante de Cristo."
Consequentemente, esses homens e mulheres que centradas toda a sua existência sobre o estudo da Sagrada Escritura, a oração eo esforço ascético, eram obrigados a refletir mais de perto, e em maior detalhe, sobre a relação teológica interna entre o entendimento da Sagrada Escritura e ascética esforço pureza de coração. Do Oriente e do Ocidente, o tratamento deste tema na literatura monástica, embora assustadora em sua massa sheer, continua a ser instrutiva para os cristãos hoje.

ESPELHO DA ALMA

A própria Bíblia, desde o âmbito da discussão. Por exemplo, Agostinho de Hipona (354-430), que viveu como um monge depois de sua conversão e antes de ele se tornar um bispo, gostava de a metáfora na Epístola de Tiago: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem observando o seu rosto natural num espelho; pois a si mesmo, vai embora, e logo se esquece de como era "(1:23). Em muitas ocasiões, ao longo seus volumosos escritos, Agostinho recorreu a este versículo, a fim de explicar como as funções da Bíblia como um espelho espiritual para revelar verdadeiros egos dos crentes. Sua interpretação deste versículo foi levado centenas de vezes na literatura monástica e ascética medieval.
Estudada como um "espelho da alma", as Escrituras tornou-se imediatamente e directamente aplicável. Para estudar a Bíblia era a olhar para a sua própria biografia interior, por assim dizer. Na verdade, os ascetas de idade, quando eles lêem a Bíblia, percebeu que ele seja uma palavra divina dirigida a eles, nas circunstâncias concretas da sua relação com o Senhor. Eles teriam sido chocado ao ouvir as Escrituras descrito em termos modernos como um "registro da palavra de Deus." Os monges acreditavam sua inspiração divina fez com que a Bíblia é, sim, uma realidade viva no aqui e agora. Inspiração bíblica não foi uma única vez, sobre-e-feito-com tipo de coisa; aderiu à Bíblia como uma permanente, a qualidade de vida.
O livro escrito não estava ativo, por si só, é claro, não mais do que uma folha de música impressa. A fim de tornar-se vivo, a palavra de Deus teve de assumir a forma de estar de som. Nas idades patrísticos e médio, portanto, era comum e normal para ler as Escrituras em voz alta, pelo menos, alto o suficiente para ser ouvido pelo leitor, mesmo em leitura privada. "Fé", afinal de contas, "vem pelo ouvir, eo ouvir pela palavra de Deus" (Rom. 10:17).
Todos leitura da Bíblia era considerado, por sua própria natureza, uma verdadeira  proclamação  da palavra de Deus. O monge e professor do século XII reverenciado Bernard de Clairvaux (1090-1153) refletiu essa visão antiga, quando ele disse: "Deus falou uma vez, mas seu discurso é contínua e perpétua".
Bernard descrito na Bíblia como a liber  experientiae ", o livro de experiência", porque o Christian discernido em suas páginas a história de sua própria relação pessoal com Deus. A queda de Adão foi do próprio crente, mas assim também foi o arrependimento de Davi. Escolha de Isaac de Deus era a narrativa da própria eleição do cristão. O Exodus foi o relato de sua libertação pessoal. Os próprios pecados dos israelitas no deserto foram descritos em detalhes, de modo que luta servo de Cristo seria melhor evitá-los. De fato, "todas estas coisas aconteceram a eles como exemplos, e foram escritas para aviso nosso" (1 Cor. 10:11).
Ambos Agostinho e Bernard concordou com Jerome que "o que foi prometido, de forma carnal para o povo de Israel, mostramos que é cumprida em nós de uma maneira espiritual e é cumprida hoje." Será que a Bíblia fala de uma lei, um maná , uma cidade santa, uma oblação pura, e uma terra que mana leite e mel? Estes eram, mas elementos da vida cotidiana do crente em Cristo. Será que alertam contra o assalto de filisteus, a invasão de Amom, e o cerco dos assírios? Estes foram os inimigos lutando servo de Cristo encontrados a cada dia, rondando através dos recessos de seu próprio coração. Será que a Bíblia apresenta o convênio de ser ratificado pelo consentimento pessoal proferida na fé? Essa autorização foi necessária toda vez que o crente abriu suas páginas.

ORIGINS EM ORÍGENES

Apesar de ter sido os monges e outros ascetas que nos deixaram a maior parte da literatura sobre o assunto, não há nada de intrinsecamente "monástica" sobre esta abordagem das Escrituras. Na verdade, os próprios monges estavam cientes de sua dívida, a este respeito, a não-monge Orígenes (185-254), professor na escola catequética famoso em Alexandria.
Os primeiros monges, embora soubessem sua dívida para Orígenes, eram muitas vezes relutantes em admitir isso. Orígenes também se envolveu em demasia, em certas questões filosóficas e, assim, tem-se em apuros com a Igreja. Por tudo isso, no entanto, ele foi reconhecido como um intérprete excepcional das Escrituras, e até mesmo aqueles monges que estavam cuidado de nunca mencionar o seu nome estavam entre seus leitores mais ardentes (Bernard de Clairvaux, por exemplo). Por um longo tempo, de fato, alguns dos melhores trabalhos de Orígenes circularam de mosteiro em mosteiro sob pseudônimos.
Orígenes nunca pensou em si mesmo como escrever para os monges, desde que a vida monástica no terceiro século estava apenas começando a tomar forma. Ele escreveu, em vez disso, para todos os cristãos com um sentido apurado de seu compromisso batismal de "sentença de morte" essas paixões em suas almas e corpos que impeça a vida nova de Cristo dentro de si. Tais crentes estavam determinados a "buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus." Tendo morrido e escondido as suas vidas com Cristo em Deus, eles montaram a sua "mente nas coisas do alto, não nas que são da terra "Eles foram resolvidas" revestir-nos do novo homem que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou "(Colossenses 3: 1-10).. Onde melhor para ir para a orientação, portanto, do que as Escrituras?
Mais e mais em suas catequeses, que foram simplesmente lições baseadas em textos bíblicos, Orígenes exortou tais cristãos para ir para o bem das Escrituras todos os dias a fim de chamar a água viva. Sua metáfora favorita para esta disciplina diária foi encontrada naquelas histórias bíblicas onde várias mulheres (Zípora, por exemplo), reuniu seus noivos no poço. Se formos para retirar as águas bíblicos todos os dias, disse Orígenes, vamos encontrá-lo. Ele vai manter a sua nomeação lá conosco.

NÃO É UMA "LEITURA FÁCIL"

E como é que vamos manter aberto e acessível a bem da Sagrada Escritura, perguntou Orígenes, que está continuamente a ser tapado e obstruído pelos filisteus? Fazemo-lo, ele respondeu, removendo os obstáculos cruéis e egoístas em nossas próprias almas. Para cavar as Escrituras, ele insistiu, é necessário cavar em nossos corações, livrando-os da escuridão, eliminá-los de vícios, mantendo nossas mentes na pureza. Lendo a Bíblia, portanto, envolveu um ascetismo extenuante, porque o entendimento da palavra de Deus certamente ser distorcida em um coração escuro.
Sem grande esforço ascético, a compreensão do leitor da Bíblia permaneceria no nível da "carta", e temos autoridade para dizer que "a letra mata" (Rom. 3: 6). O que era necessário, então, era uma conversão sempre mais profunda de coração, a remoção do véu da alma, a fim de divulgar o Espírito interior das Escrituras Sagradas (2 Cor 3:. 12-4: 6). Só os puros de coração poderia penetrar a este nível mais profundo de compreensão bíblica, pois só eles podem ver a Deus (Mt 5: 8.).

UNIDADE RECUPERANDO

A grande vantagem dessa abordagem espiritual das Escrituras era que ele não conhecia distinção real entre oração e leitura da Bíblia. "Quando orardes," Jerome tinha escrito: "você fala com Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você. "Eram oração e leitura da Bíblia a ser feito simultaneamente, como uma conversa entre amigos. Durante várias horas por dia, o monge estava a ler as Escrituras de uma forma meditativa chamado  lectio divina , literalmente "leitura divina". Lentamente, com a repetição amorosa, ponderou o poder da palavra de Deus, provando-o na boca do coração.
Alguns monges literalmente aprendeu toda a Bíblia "pelo coração", não só no sentido simples de memorizar, mas também no sentido mais rico de colocar todo o conteúdo das Escrituras para o tesouro do seu coração.
Dia a dia, como ele cantava os Salmos com seus irmãos na igreja, a conversa do monge com o Senhor continuou, empregando próprias expressões inspiradas por Deus, a fim de falar com ele. Orando por todo o Livro dos Salmos, desta forma a cada semana, como a Regra de São Bento necessário, o monge amassou o fermento do Saltério em sua mente.
Enquanto andava de lugar para lugar, ele trouxe de seu coração um salmo favorito e recitou mais uma vez. Os monges comparou este exercício para mascar sereno da vaca da ruminação. Simplesmente não havia tal coisa como demasiado Bíblia.
Desta forma, concentrando toda a vida espiritual sobre as Sagradas Escrituras, o monge de idade evitado essas dicotomias que se tornaram tais distrações da vida moderna, como a separação de culto de estudo (estudo especialmente teológico!) E da alienação de oração a partir de esforço moral. Tais dicotomias são claramente necessário, nem especialmente saudável. Talvez o exemplo do antigo monge nos fornece um modelo de multa de como corrigir esses problemas mais recentes.

fonte www.christianhistoryinstitute.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário