sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

OS DONS ESPIRITUAIS NA IGREJA PRIMITIVA

                    

                        O ENCADEAMENTO DA IGREJA 

Os primeiros escritores cristãos mostram-nos uma igreja poderosa no trabalho, unindo os crentes de diferentes raças, sexos e níveis econômicos, uma igreja rica em profecias, curas, exorcismos e poderosa pregação por inúmeros líderes.
Mas o Espírito começou a desvanecer através dos 200s, até pelo tempo de Atanásio nos 300s os atos miraculosos de Deus estavam em declínio, a liderança das mulheres tinha sido cortado, a ortodoxia foi ameaçado, e a unidade da igreja haviam praticamente desaparecido. O que aconteceu?

A DIDAQUÉ

 Didaqué  foi um dos vários manuais de disciplina da Igreja sírio que veio para definir a ordem da igreja no Oriente Próximo. Este documento século 2-tratadas com a boa condução do esperado e esperado para ministros itinerantes que, aparentemente, tinham começado a abusar da hospitalidade cristã.
É notável em muitos aspectos, entre os quais está a introdução de uma regra de ouro negativa: "Tudo o que você pode desejar não vai acontecer com você, você também não faça aos outros" (1: 2). Esta reformulação das palavras de Jesus a partir do positivo para o negativo serve como uma sinédoque para todo o livro;  Didaqué  introduzida na literatura igreja primitiva as listas infames de "nãos" que viriam a caracterizar grande parte do cristianismo, que viria a seguir. Como resultado, a liberdade cristã foi drasticamente reduzida.
Em 1 Coríntios 8 Paul deixa a ingestão de comida oferecida aos ídolos até a consciência do indivíduo cristão, advertindo cada cristão a considerar os mais fracos na fé ao decidir como exercer a liberdade cristã. Mas na Didaqué , consciência individual foi substituída pela regra eclesiástica: ". . .manter estritamente longe do que é oferecido aos ídolos, para que implica adorando deuses mortos "(6: 3). O que antes era uma precaução agora é uma regra.
Jesus disse para batizar. Mas a  Didaqué  especificado  como  para batizar.A  Didaqué  também necessário jejum dos cristãos, às quartas-feiras e sextas-feiras. Jesus disse aos discípulos que eles não devem, em vão repetir orações rituais a forma como os pagãos faziam, mas a  Didaqué  ordenou cristãos a repetir a oração do Senhor verbatim, três vezes ao dia. Cerca de 96 dC, Clemente de Roma corrigida suavemente um grupo cismático de jovens iniciantes na carta que chamamos de "1 Clement," mas apenas algumas décadas mais tarde (se) o  Didache  foi ferozmente defendendo a prática de omitir aqueles com pontos de vista divergentes.
Na verdade, o espírito da  Didaqué  deve ter sido sufocante para o paroquiano média.
Uma exceção a esta tendência é de que os profetas não se restringiram ao falar ou agir sob a influência do Espírito Santo. Ir ao mar em uma de suas concessões solitários, a  Didaqué  identifica profetas como sacerdotes da Igreja (13: 3). As implicações desta declaração são enormes.
No Novo Testamento, e, especialmente, em Hebreus, ninguém na igreja é chamado um sacerdote alta, exceto o próprio Cristo. Mas esta denominação informal pelo  Didaqué  efectivamente termina o sacerdócio de todos os crentes, por enquanto outro sumo sacerdote é instituído na Terra-do profeta. Apropriadamente, as pessoas da igreja são instruídos a dar a estes profetas seus "primeiros frutos" de dinheiro e roupas.  Didaqué  restringe ainda mais estes escritórios para o sexo masculino (15: 1), apesar do fato de que, no início do século 2, o governador da Bitínia, Plínio, o Jovem, achou necessário para torturar dois ministros do sexo feminino ( ministrae ) a fim de obter mais informações com eles sobre as atividades dos cristãos (Cartas de Plínio X.96).

DONS ESPIRITUAIS

Restringir as mulheres, como veremos, diretamente recuperou em homens nas restrições feitas por ordens da igreja mais tarde contra a liderança masculina unordained. O resultado inevitável foi que a maioria dos crentes foram desencorajados de exercer seus dons espirituais.
De cartas de Paulo no século primeiro, através de Justino Mártir, em meados do segundo, encontramos evidências do uso generalizado de dons espirituais. Mas as correntes que foram as mulheres e leigos de ligação também foram aperto no exercício dos dons espirituais em geral.
A igreja tinha suas razões. Cerca de 170 dC, três auto-proclamados profetas-Montanus, Maximilla e Priscila-começaram a substituir as Escrituras com suas expressões de êxtase. Profecia Eufórico rapidamente começou a ser identificada com a franja excêntrica desta heresia. Enquanto isso, os intelectuais seculares como Celsus tinha começado a atacar profecia em geral, de modo que pelo tempo de Orígenes e Irineu no 200s, os cristãos tinham de defender o exercício dos dons espirituais como exorcismo, profecia e cura (Eusébio 5: 7: 3-5 ).
Ronald Kydd, em seu estudo interessante  dons carismáticos na Igreja Primitiva , especula que 200-260 AD, a comunidade cristã cresceu, atraindo fiéis ricos e alcançar a respeitabilidade social. À medida que o nível de educação dos membros aumentou, e como organização da igreja tornou-se mais formal, os dons do Espírito apenas fugiu silenciosamente. Ninguém realmente perdeu-los. De fato, na visão de muitos cristãos ortodoxos, os hereges tinha cooptado os presentes.
Aqueles salvaguardar a pureza da igreja poderia facilmente argumentar que as sementes de restringir as mulheres e os presentes já poderia ser detectado no Novo Testamento, quando Paulo restringe a participação das mulheres nas igrejas para que não seria desonrado por estranhos. O apóstolo advertiu em 1 Coríntios 14:23: "Se, pois, toda a monta de igrejas e todos falarem em línguas, e pessoas de fora ou incrédulos [como Celsus] entrar, será que eles não dizem que você é louco [como fez Celso]? "

O problema era que a igreja não apenas manter a opinião pública em mente-it servidos a ele. Esta alta consideração da opinião pública, especialmente porque a igreja tornou-se mais socialmente aceitável, juntamente com as preocupações sobre a pureza da igreja, fez com que a igreja dos 200s não apenas para regular o uso dos dons espirituais e liderança pluralista, mas eficaz para eliminá-los. Assim, a liderança das mulheres e leigos em geral foi reduzido, e os dons do Espírito Santo foram em grande parte extinta.
fonte www.christianhistoryinstitute.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário